25 de mai. de 2012

Fazenda Itú: Alunos assisenses conheceram a casa onde Getúlio Vargas morou

Educandos e educadores com Alceu Nicola. 
A Escola Municipal Wilson Azambuja Vieira, de São Francisco de Assis, tem por tema “A escola ideal é você quem faz”, onde propõe a valorização da história da escola - que completa 35 anos em 2012 – juntamente com as próprias histórias de vida da comunidade escolar. 
No sábado, dia 19, como atividade ligada à semana dedicada a Memória e Museus, foi proporcionado aos educandos da 7ª e 8ª séries uma saída técnica à Fazenda Itu, em Itaqui. 
Na oportunidade conheceram a casa onde Getúlio Vargas morou e vários locais que fizeram parte da história de vida do ex-presidente. O momento mais fascinante para os alunos foi uma Roda de Conversa com o senhor Alceu Nicola (proprietário do local), ao pé da lareira tomando chimarrão, onde provavelmente muitas vezes Getúlio Vargas chimarreou e decisões políticas sobre nosso país foram tomadas. 
Os alunos questionaram sobre a importância de preservar a casa, os móveis, enfim a história e memória do local, sendo um patrimônio histórico importante para a História do Brasil. Essas atividades extra classe oportunizam aos alunos momentos de contato direto com a história, percebendo-se assim a importância que todos temos no fazer histórico. 


Colaboração: Rafaela Martins (professora de História da escola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...